sábado, 5 de abril de 2014

Uma aventura na Biblioteca


Num dia desses de TPM, preguiça de interagir,  raiva de ouvir a língua alemã, minha amiga estava tentado me animar in box pelo facebook, quando fico meio cabisbaixa eu não tenho vontade de sair de casa, é muito trabalhoso interagir com as pessoas sem falar o idioma local. Mas eu adoro um desafio, por isso ela propôs um de amiga bibliotecária “Vá até a biblioteca e pegue um livro emprestado”. Confesso que fiquei com um frio na barriga, até deu vontade de sair, mas como a Alice estava dormindo acabei ficando em casa e guardando o desafio no cantinho dentro do coração.

Essa semana, depois do primeiro post desse blog, que só nasceu por incentivo dessa mesma amiga, ela me perguntou se podia fazer uma encomenda, ela queria um texto sobre a biblioteca. Juntei o desafio mais a encomenda, passei muita peroba na cara e chamei a Luiza para uma aventura radical interativa. 

Passamos em frente à biblioteca, mas disse que seria legal tomar um sorvete antes para dar coragem. Eu sou tímida às vezes...

Na volta me enchi de coragem respirei fundo e fui direto ao balcão falando em inglês oi e dizendo que queria fazer uma carteirinha, a moça meio desconcertada respirou fundo, e buscou o seu inglês lá no fundo da cachola e foi respondendo tudo de forma muito simpática, ela também não estava muito segura com o inglês dela (mas até que falava muito bem!). Para ficar sócio da biblioteca é necessário pagar uma taxa, mas como iria pegar livros para a Alice ficou tudo de graça.

Preenchi o registro e ela fez a carteirinha, quando ela foi explicar a divisão por faixa etária, o lugar onde-se registra o livro e devolve o inglês dela sumiu e a Luiza se ofereceu para ouvir tudo em alemão e traduzir para o português para mim. Obrigada Luiza você salvou o dia!

Depois dei uma passeada bem rápida na biblioteca. Fiquei encantada com a parte dedicada a literatura infanto-juvenil, um ANDAR  inteiro! Os livros são divididos por faixa etária, possuem uma etiqueta colorida com a idade escrita. Os livros para crianças de 1 à 3 anos ficam em caixas no meio.










Os livros destinados a crianças a partir de 6, 9 e 14 estão dispostos em estantes e possuem muitos livros, por isso há outras divisões por assunto. Tudo é decorado de forma clean e fofa. 

Há uma parte para leitura, que possui pufs e brinquedos. A Alice brincou pouco, pois eu tinha que voltar para casa, estava na hora do soninho da tarde (devia ter ficado mais, pois ela não dormiu quando chegou em casa).


Há uma parte destinada aos DVD´s, CD´s, audiolivros e pasmem VHS e fita cassete. Quase uma locadora de filmes infantis! Mas uma parte que me chamou muito a atenção foi a prateleira dos jogos. Sim! Jogos de tabuleiro! Achei super interessante! Já tinha visto locais que emprestam brinquedos, como o laboratório do brinquedo da USP e um site que não lembro o nome.

Pegamos um livro emprestado! A Alice gostou muito desse livro. Ela está pegando o jeito alemão de gostar de coisas com ratinhos! Todos os livros destinados as crianças de 0 à 3 anos são encapados com contact. A maior parte dos livros infantis  são de CAPA DURA.

Também visitei a parte dedicada aos adultos. É bem grande! Também é super organizada, e até que tinha muita gente lendo e procurando livros. Havia até uma mulher ajoelhada toda concentrada lendo um livro. Na parte dos adultos há cestas como as de supermercado para as pessoas que pegam muitos livros, no sábado eu vi um pai que pegou uns 30 livros infantis emprestados para o filho ler. Na parte dos adultos também têm audiolivros, CD´s e  fitas cassete!
Sábado voltei com o Ale para devolver o livro e pegar outro e estava tendo um FlohMarket, um mercado de pulgas, ou no bom português um bazar vendendo livros que eram da biblioteca. Se eu morasse aqui e conseguisse ler em alemão tinha comprado um montão de livros! As pessoas estavam saindo abarrotadas de livros. Pela bagatela de 0,50 de Euro você podia comprar livros grossos, capa dura e cheios de imagens!
Fui olhar a parte dedicada à educação, como a biblioteca não é especializada nessa área havia poucos livros e a maioria deles era sobre Montessori e Waldorf.

Também havias livros a venda por 1 euro durante a semana, acredito que o totem de venda seja fixo. Já tinha passado por essa parte da biblioteca para levar a Alice numa atividade quinzenal chamada Buchërbabys e ficado encantada com a ilha de livros infantis no meio dos livros de gente grande!

Achei bem legal também o mural com as novidades da biblioteca. Talvez isso não seja novidade, mas é que eu não costumo frequentar bibliotecas, sempre preferi comprar meus livros.

Outra coisa bem fofinha nessa biblioteca são as vitrines. Ao lado dos elevadores há duas, a biblioteca as decora fazendo um tipo de propaganda dos livros que ficam ao lado numa caixa. Um mês atrás tinha vários cenários (acho que uns 6) e ao lado os respectivos livros para empréstimo. Um bom jeito de se fazer propaganda e instigar a imaginação.

Faz 3 semanas que as vitrines estão decoradas com origamis.


Outra forma de empréstimo de livros é um totem no calçadão. 



Estou bem encantada! Pelo jeito as pessoas levam a leitura bem a sério, isso sem contar a linda livraria existente na cidade. Isso porque o Ale disse que a livraria daqui é minúscula, ele disse que as existentes nas cidades grandes deixa qualquer livraria do Brasil no chinelo, com exceção da livraria Cultura que fica no conjunto Nacional, essa segundo ele está no mesmo nível das grandes daqui.
Espero passear toda semana na biblioteca. É um lugar bem bacana para se divertir!
Missão dada é missão cumprida!
Mais alguém me propõe um desafio?

Beijos
Joy




Nenhum comentário:

Postar um comentário