domingo, 6 de abril de 2014

Bücherbabys



A Alice não tem idade para frequentar a escola. Eu não falo alemão. Carecemos de contato social. Tento ir ao parque todos os dias, mas não é sempre que damos sorte e encontramos alguém disposto a brincar.
Sabe o que ela mais gosta no parque?
      a)       As plantas
      b)      Os brinquedos
      c)       A areia
      d)      Os brinquedos de areia
      e)      Nenhuma das alternativas anteriores

Quem marcou a alternativa “e” acertou! O que a Alice mais gosta no parquinho são as pessoas! Basta aparecer uma criança, um grupo de pessoas conversando que ela para e fica olhando super curiosa. Quando isso acontece eu quase morro de tristeza!





Por essas e por outras eu sigo buscando opções interativas, mas sem falar o idioma local é bem complicadinho de encontrar. Essa semana fui aceita num grupo do Facebook chamado “Mães Brasileiras na Alemanha” espero encontrar algumas dicas por lá.

Alice brincando sozinha no parque





 





Uma atividade que a cidade onde eu moro oferece chama-se Bücherbabys, ela acontece quinzenalmente na biblioteca e é destinada à crianças de 0 à 2 anos. Essa atividade estimula o desenvolvimento da fala por meio de músicas, rimas, brincadeiras com os dedos das mãos e com o corpo, além de estimular o gosto pela leitura. Eles acreditam que esse primeiro contato com os livros é muito importante e que os pais devem fazer parte desse processo de ler, ouvir e contar histórias.


A moça que organiza a atividade é uma simpatia, apesar de não ficar a vontade em conversar em inglês  ela nos acolheu muito bem! Eu falei para ela que ficávamos muito sozinhas aqui, ela disse que essa a atividade é perfeita para interagir com outras crianças.
Ela sempre tenta explicar o porquê das coisas e disse que está sempre disposta a tirar qualquer dúvida que surgir.


A sala é toda decorada e fofinha, todos são obrigados a entrar descalços, afinal alguns bebês nem engatinham ainda. No teto há uma minhoca gigante feita de lã. Aqui as pessoas gostam muito de coisas feitas de lã, eu particularmente acho um charme! 

No primeiro dia fui no horário dos bebês menores e ganhei um DVD sobre o desenvolvimento da linguagem e como estimular e cuidar de um bebê. O DVD tinha opções  de áudio em diversos idiomas, mas não tinha em português. Tudo bem que deu para entender tudo em inglês, mas eu não me sinto confortável! Ando meio birrenta!

A atividade dura 45min. Ela é feita sempre da mesma forma para que as crianças se acostumem com uma rotina (ritual), ao entrar todos escrevem o nome numa etiqueta e colam sobre a roupa, depois canta-se uma música que fala o nome de cada criança presente. Acho que a música chama-se "Hallo Kinder".



Depois se canta uma série de músicas, uma sobre partes do corpo e outra que utiliza instrumentos musicais confeccionados com guizos e chocalhos feitos com cereais.
Depois dessa cantoria toda chega o momento de chamar o Ratão Lesemaus. As crianças adoram o tal rato, depois que ele sai da caixa a moça distribui ratinhos de feltro para que todos possam cantar a música dele. Estou tentando decorar a música até hoje.





Depois do momento Lesemaus a moça deixa brincar com os bichinhos de pelúcia e ensina uma música que pede para abraçá-los, só depois disso tudo que ela deixa manipular os livros infantis. Outro dia ela levou livros sobre desenvolvimento infantil para os pais lerem também!
Essa atividade é bem bacana, pois ensina muita coisa aos pais. Sim, algumas crianças vão com a mãe e o pai (coisas da licença maternidade\paternidade daqui), outro dia tinha umas gêmeas que estavam com o pai, a mãe, a tia e a avó!
A moça estimula os pais a lerem para seus filhos, alguns pais ficam conversando e deixam as crianças a vontade. Eu até tento "ler" alguma coisa para a Alice (só leio as imagens), mas como ela ouve muita história em casa ela aproveita a atividade para ficar olhando as pessoas e as outras crianças...


No final cada criança recebe dois duendes que possuem um guizo na ponta do chapéu para cantar a penúltima música, a Alice adorou os duendes, no primeiro dia ela pegou todos os duendes e trouxe para mim. Tudo que ela acha legal ela trás pra mim.

Depois de guardar os duendes canta-se a música de despedida!
Mesmo não entendendo nada eu adoro a atividade, e acho que a Alice também. Uma pena que ela aconteça a cada 15 dias. Se tivesse toda semana eu iria.
Essa semana aprendi músicas novas.

Numa visita a biblioteca vi que esta também proporciona atividades para as crianças de 3 à 6 anos, e nesse mês de Abril será um tipo de contação de histórias.






















Eu continuo em busca de atividades, queria encontrar por aqui um lugar como a “Casa do Brincar” que existe em São Paulo, também queria um Cine Materna. Ai que saudade de ir ao cinema!
Pelas minhas contas falta bem pouquinho para eu voltar para o Brasil! Enquanto não volto sigo procurando atividades e passando peroba na cara para tentar interagir.
Um beijo
Joy

Nenhum comentário:

Postar um comentário