domingo, 6 de abril de 2014

Brinquedos improvisados e Reciclagem





Quando comecei a levar a Alice ao parquinho pensei: “Que raiva! Esqueci os brinquedos de brincar com areia no Brasil!”, na mesma semana comecei a procurar para comprar e não achei, afinal ainda era inverno. Vocês devem estar pensando, a Joyce deve ter ficado louca de levar a Alice ao parquinho em pleno inverno, mas é que morando aqui a gente aprende a não ligar muito para esse negócio de condições climáticas, não é o frio que deixa uma criança doente e sim os vírus e as bactérias! Dia frio não é sinônimo de ficar em casa, pelo contrário, é super importante respirar o ar frio para “treinar” o corpo. Só em dias chuvosos que fica difícil sair um pouco!

Eu estava esperando um inverno rigoroso, pois queria ver neve, mas o inverno desse ano foi bem mequetrefe e fez até calor! Quando sai um fiapo de sol as pessoas saem às ruas para aproveitar. Eu acho isso bem legal!

Como não encontrei os brinquedos de brincar na areia resolvi improvisar, comprei um jogo de xícaras e talheres de plástico e lavei uns potes de alimentos para ela brincar. Funcionou! A Alice ficou um bom tempo brincando feliz com esses potinhos! As pessoas aqui não têm o costume de Reutilizar potes, uma vez que TUDO vai para a reciclagem. Faz muito sentido, pois se reutilizarmos muito esses materiais ficam muito tempo parados na cadeia da reciclagem, e se forem pintados nunca mais poderão ser reciclados!
Outro dia li um texto muito legal sobre as garrafas PET, ele falava sobre o porquê não é bacana ficar fazendo coisinhas com as garrafas PET e tudo mais, vou deixar o link, pois vale muito a pena ler. Se voltasse a trabalhar na escola iria levar esse assunto para discutirmos.
Clique aqui para ler. Vale muitíssimo a pena!
Aqui TODAS as garrafas PET vão para a reciclagem, as que possuem esse símbolo podem ser "vendidas" no supermercado.




É super legal! Você coloca as embalagens numa máquina, ela escaneia, amassa todas as garrafas que você levar e ao final imprime um cupom com o valor para que você possa comprar coisas no mercado. Algumas máquinas também recolherem latas e engradados de garrafas de vidro.
Aqui as pessoas utilizam muito garrafas de vidro. Os supermercados e adegas tem um sistema de esteiras para recolher os engradados e tudo vale dinheiro. Uma vez chegou a render quase 5 Euros!! Dá mais ou menos 0,25 centavos de Euro por garrafa, ou seja quase 0,80 centavos de Real por garrafa.
 
Máquina em funcionamento:



Os outros materiais são separados da seguinte forma:

  • No saco amarelo pode-se colocar plásticos em geral, embalagens como as de leite e enlatados, esse saco é fornecido pela prefeitura.
  • No latão azul coloca-se o papel e papelão.
  • Os vidros podem ser levados em locais específicos espalhados pela cidade e são separados por cor (verde, branco e marrom).
  •  No latão preto o lixo orgânico.

Local para a entrega dos vidros
Mas voltando ao parquinho...
Outro dia estávamos sozinhas no parquinho quando chegou duas russas com uma criança (eu acho que eram russas, mas podia ser de outro local de idioma com sonoridade semelhante). A mais velha estava com um micro cachorrinho, coisa que é proibida no parque e a outra estava fumando, coisa que também é proibida, mas que 99,9 % dos pais fazem perto das crianças no parque. Aqui não tem esse negócio de politicamente correto, o povo fuma soltando fumaça na cara dos bebês! A mais velha falava tanto, mas tanto que eu pensei que ela ia sufocar sem ar e a mais nova que provavelmente era mãe da menininha estava tentando prestar atenção naquela enxurrada de palavras, a menina... bom a menina resolveu brincar com os brinquedos improvisados da Alice. Eu não me importo que brinquem com os brinquedos da Alice, acho até bom, pois assim conseguimos um pouco de interação social, a mocinha devia ter uns 4 anos e resolveu pegar os brinquedos e brincar sozinha. Ok! Também não tenho problemas com isso. Quando a mãe viu a menina brincando com o potinho de creme Nívea e outro de margarina quase surtou e começou a dar bronca. Pensei, puxa se eu deixei a menina brincar, porque ela está rodando a baiana?
Depois eu entendi que ela achou que a menina estava brincando com lixo... quando percebeu que o “lixo” era meu ela devolveu e resolveu sentar com a menina na mesinha que eu estava. Não sem antes pegar os outros potinhos e mostrar para a outra e fazer pouco caso, dar risada e fazer cara de NOJO!
...
Pausa para respirar!
...
A filha dela continuou brincando com as coisas da Alice.
Ela não levou brinquedos para a filha dela brincar.
Ela continuou a fazer pouco caso e a falar em russo para eu não entender.
Ela definitivamente ficou dando risada dos brinquedos!
Ela não agradeceu quando foi embora!
Gente mal educada, a gente também vê por aqui!

Depois de umas semanas eu encontrei brinquedos de areia e a Alice acabou se interessando mais por eles, ela gosta de novidade, por essas e por outras que eu não acho legal comprar brinquedos caros, as crianças enjoam e no fim gostam mais das coisas simples e improvisadas.
Essa semana vou lavar os potinhos para tirar o excesso de areia e os devolverei ao saco amarelo para que possam ser devidamente reciclados, pois é o mais correto com  o meio ambiente.
Mas nunca, nunca mesmo vou privar a criatividade da Alice de brincar com os brinquedos improvisados. Como o boliche do vídeo abaixo.
Hoje foi a vez do Ale de improvisar um brinquedo. Posso dizer que rendeu boas risadas! Ele fez uma bola de meia com folhas de revista e uma meia velha que usamos para brincar de minhoca, aliás ela adora brincar de colocar as meias no braço e dançar fazendo gestos da música “Carnaval da Minhocas” do grupo Palavra Cantada. Qualquer dia eu vou filmar. É TÃO FOFINHO!



Porque como eu ouvi numa palestra “Criança precisa de menos brinquedos e brincar mais!”
Mais criatividade e menos consumismo, por favor!
Um beijo
Joy

Nenhum comentário:

Postar um comentário